Coordenador : Ana Paula Massadar Morel
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389580.2199.324558.23022023
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Educadores, moradores e membros dos movimentos sociais do Morro da Providência; Professores e estudantes da Escola Estadual CAIC-Tiradentes; Graduandos, pós-graduandos e professores da Universidade Federal Fluminense.
Local de atuação: O projeto será realizado em diferentes espaços educativos do Morro da Providência.
Objetivo
- Analisar as concepções dos moradores do Morro da Providência e de estudantes de graduação em saúde e educação sobre o problema do negacionismo, tendo como foco a medicação e a vacinação; - Desenvolver ações pedagógicas ao longo da formação inicial de profissionais da saúde e professores que permitam melhor compreensão do fenômeno do negacionismo científico e a importância do diálogo com movimentos sociais e a educação básica; - Desenvolver atividades educativas sobre o negacionismo científico, envolvendo a Escola e o Pré-Vestibular do Morro da Providência, com foco nos problemas relacionados à medicação e vacinação, na perspectiva da educação popular em saúde; - Proporcionar espaços de troca de saberes, elaboração e divulgação de materiais educativos entre universidade, escola e movimentos sociais - Analisar junto aos moradores, educandos e professores do Morro da Providência e estudantes de graduação as estratégias propostas a fim de avaliar se viabilizam o diálogo com a população.
Resumo
Este projeto tem como objetivo desenvolver ações pedagógicas dentro da perspectiva da educação popular em saúde que promovam a discussão sobre o negacionismo científico e como enfrentar este fenômeno, tendo como foco o problema da medicação e vacinação. A partir de uma demanda de coletivos do Morro da Providência, favela localizada no centro do Rio de Janeiro, visamos propor oficinas sobre esses temas junto a educadores e moradores da região, articulando espaços educativos formais e informais. Tais ações serão integradas com atividades realizadas na formação inicial de professores e profissionais de saúde, em que os estudantes serão incentivados a trabalhar temas atravessados pelo negacionismo a partir de uma interação dialógica. Buscaremos promover um trabalho que contribua para a formação de profissionais da saúde e professores a discutir essa temática com os diferentes espaços comunitários e da educação básica. Nesse intuito, serão realizados encontros entre universidade, escola e movimentos sociais, assim como uma divulgação dos projetos educativos em saúde e materiais educativos elaborados pelos alunos com o objetivo de constituir espaços de trocas de saberes e apoiar as ações de movimentos sociais.